Image Map

O Pior Cineasta de Todos os Tempos


Sabe um desses filmes que de tão ruim passa a ser bom, ou ao menos, faz a gente dar umas boas gargalhadas? 
Bom, é exatamente isso o que acontece com os filmes de Ed Wood, o qual foi consagrado como o pior cineasta de todos os tempos pelo Turkey Awards, (uma versão alternativa de Oscar para filmes do estilo trash) dois anos após sua morte. 

Glen or Glenda (Glen ou Glenda) é um dos seus vários filmes. Protagonizado pelo próprio Wood que intercala entre as cenas como homem e mulher. O longa, que quase é uma autobiografia, remete ao fato do diretor ser um travesti na vida real (ele gostava particularmente de blusas angorá, e ora ou outra "roubava" algumas peças do guarda roupa de sua namorada Dolores Fuller). O filme foi gravado quando a mudança de sexo ainda era uma coisa "anormal". Claro que atualmente ainda não é bem vista, entretanto, naquela época a sequer ideia disso ocorrer era ainda pior. Agora imaginem só qual não foi a reação das pessoas ao assistir Glen or Glenda.

Imagens fora de contexto, diálogos lentos e sem contexto, além de cenários mal construídos e péssimos atores.
Essas eram a marca registrada de Wood.


Cena de Glen Or Glenda
"Wood era um veterano condecorado da Segunda Guerra Mundial que atacava praias inimigas usando uma calcinha por baixo do uniforme. Durante uma dessas escaramuças, sua boca foi destruída pela pancada de um rifle, e ele precisou de dentadura. Depois da guerra e um bico como personagem meio homem, meio mulher viajando com um circo, ele foi para Hollywood. Lá, escreveu, atuou e/ou dirigiu vários textos para filmes e peças até seu primeiro "sucesso" Glen or Glenda, baseado na vida da transexual Christine Jorgensen"

Mas como dizem por aí: Em Hollywood não há publicidade ruim, apenas publicidade. 
Ganhar o título de pior cineasta o fez ficar famoso e até ganhar uma legião de fãs. E imaginem só, um filme foi gravado sobre sua vida.

Bastidores de "Ed Wood"
Rodado em 1994 e dirigido por Tim Burton (perfeito) e estrelando Johny Depp como protagonista, o longa focaliza basicamente, na relação entre Ed Wood e Bella Lugosi (um acíduo ator de quase todos seus filmes, tendo participado em um deles até depois de morto)."Ed Wood" além de mostrar mais uma ótima atuação de Johny Depp, traz diálogos divertidos misturado com uma sensibilidade ao estranho que somente alguém como Tim Burton, e até mesmo o próprio Wood, teria.
E aliás, quem diria que Depp ficaria tão bem de mulher, hein?

"Não me sinto nem um pouco estranho. Na verdade, é assustadoramente confortável. O único momento no qual me senti estranho foi quando precisei fazer um strip-tease. Eles tiveram que misturar um pouco as coisas. Mas estou ficando bom em andar de salto alto."Johny declarou.

Será que o veremos mais vezes vestido de mulher por aí? 

Kate Wood, a mulher do falecido Wood estava indo para casa quando passou por uma das filmagens. Ela já sabia sobre as gravações, porém, não estava envolvida na mesma.
Encantada foi levada até os bastidores para conhecer a equipe. Kate gostou tanto de Jonhy (quem não gosta?) que deu á ele a carteira de Eddie, com sua agenda telefônica.
Aliás, Kate Wood foi quem mais apoiou e esteve ao lado do falecido diretor, mesmo depois de saber que o mesmo era travesti. Acompanhou a queda do seu marido lentamente, e depois de sua morte ela vivia desamparada sustentando-se com uma pequena aposentadoria. 
"É como se eu estivesse em um grande poço cinza e sem fundo" diz Kate a respeito dos anos após a morte do marido. " Meio nebuloso, não tem começo nem fim, e é como se o mundo tivesse parado. Não foi algo justo, o jeito que ele morreu. Toda essa publicidade e festa, por que não fizeram isso antes? Ele teria adorado." completou.

É Dona Kate, nem tudo é justo na vida. Não temos dúvida que o Senhor Wood teria amado a ideia de toda essa atenção, e principalmente o fato de ter sido feito um filme em sua homenagem, porém infelizmente, só foi ter a devida atenção anos após sua morte. 
Ao menos ele teve a chance de sair do anonimato, o que muitos artistas como ele gostariam que ocorresse. 

                                                 Trailer do Filme Ed Wood


*Trechos em Ítalico retirados do livro "O Estranho Mundo de Tim Burton"

E é isso pessoas. O post de hoje foi um pouco maior do que costumo fazer. Mas aí está. 
O que acharam? Críticas, elogios, recomendações, ou qualquer outra coisa, podem mandar pelos comentários ou através do e-mail do blog: ascolecionadorasdesonhos@yahoo.com 
Ok?

Besitos e até a próxima,
Karol Victor :*


Um comentário:

  1. que falta faz um botão de 'curtir' no blogspot! bom texto. gostei bastante :)

    ResponderExcluir